18

Ser blogueira é muito fácil, não... (+bônus)


Esses dias eu joguei no search do twitter “blogueiras” e “essas blogueiras”, e o que eu encontrei? Coisas chulas sobre nós, uma menina tweetou assim “risos, essas blogueiras não fazem nada o dia inteiro e ganham pra isso” opa, não é bem assim.

Se você acha que nós não fazemos nada você está super enganado(a), digamos que o blog é uma empresa, existe a parte financeira, a parte criativa, a parte de ser leitora e a parte de paciência (e coloca paciência nisso, viu) e com tudo isso ainda há a parte do reconhecimento. Por exemplo, imagina pra nós o quão triste é não ser reconhecida em uma coisa que você ama fazer, é super prazeroso saber que você coloca 50% de dedicação em algo e recebe 100% de reconhecimento, mas nem sempre é assim, poxa! A parte da paciência, nossa, paciência pra que? Paciência para esperar as coisas acontecerem, você não cria o blog em um dia e no outro POW 1000 visitas, 10000 comentários, 10 parcerias e etc, você tem que ter muita paciência e muito amor pelo seu trabalho. Trabalho? Desde quando ser blogueira é trabalho, Malu? Sim, ser blogueira é trabalho mas não um trabalho reconhecido pelo fato de envolver internet, existem blogueiras que recebem 100 mil reais por mês (não vou citar nomes, mas aposto que você sabe quem é...) Parte criativa: haja criatividade pra escrever um post gigantesco bem explicativo, bem legal pra vocês (e dói não receber um comentário, vai por mim) e a parte de ser leitora significa que você tem que ler sim os comentários e respondê-los!

Agora essa parte do post é dedicada às blogueiras:

Abro muitos blogs e vejo milhares de comentários em um post, comentários de leitoras ou até mesmo de fãs do blog, mas NENHUMA resposta! Gente, a leitora tá ali pra se sentir amiga de vocês, ela abre o seu blog com o intuito de achar uma amiga que ela possa “conversar” então se ela comentou é óbvio que ela quer uma resposta sua, se ela não quisesse ela não iria comentar, concorda? Então tente responder alguns comentários pelo menos, não custa nada!

E se você pretende ser uma blogueira aqui vão algumas dicas:

- Nome: Não coloque um nome muito grande e difícil de compreender (amoestrelaseamoviver) ou um nome em inglês e super comprido. Tem que ser um nome pequeno que faça a pessoa lembrar do seu blog. 

- Layout: Eu sei o quão difícil é não ter grana pra usar um layout exclusivo, mas existem sites que fazem layout free e são super bonitinhos. Tente não usar um layout cheio de coisas e use um bem arrumadinho que faça a leitora querer voltar nele, que faça ela lembrar do seu blog pelo seu layout. Afinal, se a capa do livro é bonita imagina o conteúdo?

- Conteúdo: O que adianta da capa ser linda e o conteúdo não ser bom?! Claro, você pode se inspirar em alguns blogs mas não faça plágio, isso é crime. Dê os devidos créditos sempre, entendeu? Faça um conteúdo seu e faça posts sobre coisas que você entenda! Dica: pegue um papel e caneta, escreva tudo que você ama ou gosta de fazer, vai riscando aquelas coisas que você não entende muito bem (dica da blogueira Bruna Vieira – dd15). Por exemplo: meu blog é sobre moda, mas aborda vários temas.

- Comentários: Já disse.

- Atualize o blog todos os dias: isso é muito importante, não passe muitos dias sem atualizar o blog, no máximo 1 dia, atualize ele sempre com assuntos novos, looks, dicas e etc. É muito importante atualizá-lo todos os dias para ele crescer, não o abandone. 

- Divulgação: Não faça spam (acho que é assim, me perdoem) não abra um blog e comente “lindo, olha o meu blog?” isso é muito frustrante pra blogueira que criou o post. Divulgue ele da maneira certa, divulgando o seus posts. Se o seu público for adolescente divulgue o seu blog na hora que os adolescentes estão nas redes sociais, depois do almoço ou de noite. “Ei pessoal, já tem post novo no blog, confiram” e o mais importante: leve o seu blog para todas as redes sociais: tumblr, instagram, facebook, twitter, youtube e até mesmo orkut (ah, ele não existe mais, que pena eu amava aquelas correntes fofinhas hehe) saiba divulgar e valorize seu passe. E torno a falar, não comente em uma página do facebook ou um blog “lindo, olha o meu blog?” antes leia o post da blogueira, comente o que achou, dê sua opinião e aí sim no final do comentário você coloca o link do seu blog.

- Domínio e hospedagem: Se você não tiver grana pra pagar o domínio e a hospedagem, não se desespere, existem plataformas que deixam você usar de graça (wordpress ou blogspot) eu recomendo wordpress, é bem mais fácil. Eu só criei no blogspot por indicação, massssss. E com o tempo, quando a verba estiver entrando você migra pra um domínio .com. 

E o principal: se sinta bem ao postar, faça por amor. Se você embarcar nessa de ser blogueira por dinheiro, sinto muito, mas seu blog não vai durar muito tempo. Pergunte pra qualquer blogueira se elas fazem por dinheiro ou por amor, e a resposta será “por amor, amo o que faço, amo ser blogueira”

Bom, eu acho que são essas as dicas mais importantes. Espero que tenham gostado, comentem sempre! Beijão, até a próxima.

(o post ficou meio confuso e gigante, eu sei, me desculpem)

18 comentários:

  1. Realmente ser blogueira é muito dificil e as pessoas não tem ideia de toda a produção e trabalho que tem por trás disso.
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ser blogueira não é tão fácil como as pessoas pensam, quem dera que fosse né? exige muito trabalho, dedicação, responsabilidade, e amor pelo oque faz!
    http://laranjasiena.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas é muito bom o que fazemos! Sempre olho o seu blog haha sucesso!

      Excluir
  3. Hey malu! Você soube se expressar muito bem, realmente é muito difícil no início para se obter comentários e um público fiel, mas eu acho que mais importante que a divulgação é gostar do que se faz. Eu sou uma blogueia iniciante ( não tenho nem um mês) e gostei muito de suas dicas, super concordo. O seu blog tá ótimo, design lindo e simples, gostei muito! Parabéns :D Desejo força sucesso nessa sua caminha! Beijos :* www.staytranquilinha.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Gabi! Que bom que gostou e fiquei muito feliz com sua opinião. Também não tenho um mês de blog :( obrigada, o seu blog também é lindo. O mesmo pra você, força e sucesso, beijão!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelas dicas Malu,concordo com vc ;)

    ResponderExcluir
  6. Procurei muito por essas dicas quando comecei, adorei as suas e com certeza vai ajudar muitas blogueiras iniciantes. Seu blog é lindoooo!!
    Bjs, Lah
    enfim-resolvido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Laise. Sua opinião é importante, viu? O seu também é, sucesso!

      Excluir
  7. Olá, realmente não é fácil, muitos brincam com nosso trabalho.
    Mas, precisamos estar sempre dispostas, procurar e fazer o melhor para nossos cantinhos agradarem a todos! beijos
    sempredegloss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. concordo em tudo, reconhecimento é o mais difícil.
    bjos

    http://chiquenorosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mais dificil e o mais frustrante também, né? Amei o blog, Nanda. Sucesso!

      Excluir
  9. Voce disse toda a verdade, nao é facil mesmo :(
    Gostei do post.. bjs
    diarioincondicional.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Anna! Beijão, volte sempre. Lindo blog <3

      Excluir
  10. Oiii Malu, confesso que quando vi o tamanho do texto falei nossaaa, mas conforme eu fui lendo adoreeiii, vc realmente explica o que todas nós sentimos e seu texto está muito bom, ele prende a nossa atenção ao ponto de querer ler ele todinho ao invés de procurarmos outra matéria, 1 vez que eu leio um post que nos descreve com tanta veracidade, ótimas dicas pra quem está iniciando e não está confuso, realmente adoreiii e agora vou conhecer o restante dos seus posts, bjao e sucesso, to seguindo vc!!!
    http://bellissimamakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigaaaaaaaaaaaaaada, Pri! Eu coloquei meus sentimentos nesse post e falei tudo o que eu sentia, que bom que você se identificou. Fico muito feliz com sua opinião, viu? Muito obrigada mesmo. Amei o seu blog, estou seguindo também! Beijão, volte sempre.

    ResponderExcluir

 
Voltar ao Topo da Página